Fábiner:
(66) 99966-0382
1. Escovas
Pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens. Nesse caso, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.
Como você já deve saber, as escovas são feitas de material leve e macio, para facilitar os giros. Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, requerendo um pouco mais de atenção e manutenção.
Felizmente, o trabalho aqui tende a ser rápido e barato, pois é uma peça fácil de substituir. Basta verificar o estado do equipamento e confirmar se ele é a causa do problema.
2. Automático de partida
Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros. Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.
Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.
A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos.
3. Induzido
O induzido, por sua vez, é a peça que fica próxima ao bendix e à bobina. O que ela faz é, de forma simples, agir como condutor para a onda elétrica: assim, ela circula e faz os demais componentes trabalharem corretamente. Sem essa peça, essa corrente pode apresentar problemas.
As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.
Infelizmente, se o problema está no induzido, é provável que o aparelho como um todo já esteja muito danificado. É melhor fazer uma troca completa do que arriscar a aparição de novos defeitos.
4. Bendix
Também chamado de “pinhão”, ele é o componente do motor de arranque que transmite o giro do volante até o motor. Comparado às demais peças envolvidas na partida, é a que mais sofre pressão, então costuma ficar com defeito mais rapidamente.
Em geral, o sinal mais claro de que o bendix é a parte com problemas é quando você escuta um ruído bem alto, como uma serra motorizada. Isso geralmente acontece quando o bendix está fixado demais ao volante ou não se encaixa mais apropriadamente nas outras peças.
Lubrificação e limpeza podem ajudar a diminuir o desgaste e prolongar o tempo de vida do sistema. Porém, se já houver um defeito sério, você terá que substituí-lo também.
5. Ruídos ao ligar ou desligar
O sinal mais claro de que há algo errado em um carro é algum ruído alto quando você liga o motor ou quando tira a chave da ignição. No caso do motor de partida, o mais provável é que o defeito seja no rolamento, já que ele não utiliza nenhum tipo de correia. Mas como este é um sintoma bem abrangente, o ideal é fazer um diagnóstico mais aprofundado da peça.