Motores à combustão, como o nome sugere, funcionam por meio de um processo químico chamado combustão. É a reação entre combustível e ar que acontece assim que a mistura é incendiada por uma chama.
O principal objetivo da injeção eletrônica é reduzir a poluição emitida. Isso é realizado de forma controlada por um chip eletrônico que faz a injeção no motor de acordo com o seu funcionamento. Para que isso funcione, é feito uma combinação precisa de combustível e ar em todas as faixas de rotação. A alimentação moderada faz com que o veículo tenha melhor rendimento, desempenho e eficiência na condução. Além disso, tem por função controlar a marcha lenta, o tempo de ignição e, em alguns casos, o comando das válvulas.
QUAIS SÃO OS DEFEITOS MAIS COMUNS COM A INJEÇÃO ELETRÔNICA E O ABASTECIMENTO?
Os problemas com injeção eletrônica são muito sutis. Muitas vezes o carro continua funcionando - praticamente como se nada tivesse acontecido. Por isso é importante prestar atenção na luz de injeção no painel - mesmo que nenhuma falha tenha sido detectada por sintomas mais críticos. Outro sintoma bastante relacionado é o aumento do consumo de combustível por quilômetro (Aprenda a calcular o consumo).
A peça que mais dá problema é o bico injetor. Pode apresentar falha por acúmulo de impurezas. Isso vai fazer o seu motor trabalhar irregularmente, o que pode gerar outros problemas no futuro. Nesse caso, é preciso fazer a limpeza dos bicos injetores. Abastecer com combustível de boa qualidade é muito importante para a manutenção do sistema.
Como falamos anteriormente, a luz do painel é o principal indicador de problemas. Se ela acender esporadicamente ou não ficar nessa condição por muito tempo, o problema deve ser mais simples: Uma falha na leitura da sonda lambda - causada por combustível ruim - ou mal contato entre os sensores. Nesses casos, a solução é averiguar o defeito e fazer a troca da peça se necessário.
O ícone do painel também pode indicar defeito no catalisador. A peça pode não estar realizando o seu trabalho adequadamente ou pode estar entupida. É verificar a peça para definir um procedimento de correção: troca ou limpeza.
Agora, se a luz de injeção eletrônica estiver acendendo com frequência, o problema pode ser grave. Você terá dificuldades ao dar a partida, o carro parará de funcionar de repente, irá oscilar em marcha lenta, consumirá mais combustível e perderá potência.